quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lugares Aterrorizantes

            Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau.

 

 


 

 

Auschwitz-Birkenau é o nome de uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polônia operados pelo Terceiro Reich nas áreas polonesas anexadas pela Alemanha Nazista, maior símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. A partir de 1940, o governo de Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área. A razão direta para sua construção foi o fato de que as prisões em massa de judeus, especialmente poloneses, por toda a Europa que ia sendo conquistada pelas tropas nazistas, excediam em grande número a capacidade das prisões convencionais até então existentes.1 Ele foi o maior dos campos de concentração nazistas, consistindo de Auschwitz I (Stammlager, campo principal e centro administrativo do complexo); Auschwitz II–Birkenau (campo de extermínio), Auschwitz III–Monowitz, e mais 45 campos satélites.

Ficheiro:Auschwitz-birkenau-main track.jpg


O maior campo de concentração na Polônia, ocupado pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial sob comando de Hitler, o complexo de Auschwitz-Birkenau é um dos maiores campos de concentração e extermínio. Estima-se que quase 3 milhões de pessoas morreram aqui de 1942 a início de 1945: 2,5 milhões foram exterminados e 500 mil morreram de fome ou doenças. Aproximadamente 90% dos prisioneiros, os quais a maioria eram judeus foram exterminados. Em janeiro de 1945, Auschwitz foi libertado pelas tropas soviéticas. Hoje, os viajantes podem visitar o acampamento, mas é facilmente um dos lugares mais assustadores do planeta.



Os campos de concentração de Auschwitz-Birkenau eram os maiores criados pelo regime nazi. Neste complexo, havia três campos principais, onde os prisioneiros eram distribuídos para trabalho forçado e por um longo período (um deles também funcionou como campo de extermínio).

Os campos de concentração estavam situados a 60 km a oeste da cidade polaca de Cracóvia, na Alta Silésia, próximos à antiga fronteira alemã/polaca, antes da II Guerra Mundial. Em 1939, após a invasão e a conquista da Polónia, os campos de Auschwitz-Birkenau foram anexados à Alemanha nazi.






 As autoridades das SS estabeleceram os três campos principais perto da cidade polaca de Oswiecim:

- Auschwitz I, em Maio de 1940: Campo de concentração original que servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram perto de 70.000 intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos.

- Auschwitz II (Birkenau), no início de 1942: Era um campo de extermínio onde morreram aproximadamente 1 milhão de judeus e perto de 19.000 ciganos.

- Auschwitz III (Monowitz), em Outubro de 1942: Foi utilizado como campo de trabalho escravo para a empresa IG Farben

Nenhum comentário :

Postar um comentário